quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Turismo

Bibliotecas Municipais

Biblioteca Carolina do Amaral Andrade (Escola Municipal Marli Madeira - 4º Distrito - Werneck).

Biblioteca Mariana Barbosa de Matos (Museu Sacro-Histórico de Tiradentes - 3º Distrito - Inconfidência).

Biblioteca Municipal Maria da Conceição Almeida Passos (Câmara Municipal).

* Funcionamento: Segunda à sexta, das 8h às 17h.

Capela de Nossa Senhora das Graças


Construída com donativos da sra. Maria Augusta de Oliveira Penna "in memoriam" à seu pai dr. Randolpho Penna, devoto de N. S. das Graças. Sua construção iniciou em 1º de maio de 1922, e foi inaugurada em 31 de maio de 1923. É uma Capela de pequeno porte, apresentando características góticas. Sua planta tem formato hexagonal na fachada principal, o vão que antecede a porta de acesso possui três arcos ogivais que sustentam a torre sineira. As suas laterais possuem 12 vitrais, também em forma de ogiva.

Localização: Morro de Santo Antônio – Centro

Capela de São Sebastião


A Capela de São Sebastião é de pequeno porte. O conjunto nave é de pouca altura, pórtico e torre sineira. Lembra as pequenas "capelas das missões". Com o desenvolvimento urbanístico da região, a Capela sofreu modificações arquitetônicas, sendo concluída em 15 de janeiro de 1967. Localizada em Fernandó, à 5 quilômetros ao sul da Praça Garcia.

Localização: Fernandó s/nº - Vila Salutaris - 2º Distrito

Centro Municipal de Cultura Prof. Maria de Lourdes Tavares

O Centro Municipal de Cultura Prof. Maria de Lourdes Tavares Soares está localizado na antiga Estação Ferroviária de Paraíba do Sul, onde se encontra a plataforma e a passagem subterrânea datada de 1913. Ponto de partida do Trem da Estrada Real possui dois Museus, Cinema Popular, Galeria Cultural, lojas de artesanato local e grande pátio ajardinado.

Cinema Popular Nívea Stelmann


Projeto pioneiro, totalmente gratuito, com capacidade para 70 pessoas, projetado para oferecer conforto e qualidade para a população, que há mais de 20 anos não possuía um cinema na cidade. Apresenta filmes nacionais, científicos e históricos. Juntamente com o projeto Memória Viva que tem por objetivo o resgate da história contemporânea através de depoimentos dos moradores da cidade...

Características

Obedecendo aos padrões de segurança e visando um melhor atendimento ao público, possui:

Portas de Emergência / Ar-condicionado / Tratamento acústico / DVD - VHS - Microcomputador / Projetor Multimídia / Som estéreo surround (home theater) / Poltronas estofadas / Tela de 123 polegadas

Funcionamento:

Segunda à sexta...
Atendimento às escolas municipais, estaduais e particulares!

Sábados, 19 horas!
Atendimento ao público em geral (de acordo com a censura)!

Domingos, 19 horas!
Atendimento ao público em geral (de acordo com a censura)!

* Os ingressos são distribuídos 1 hora antes de cada sessão!

Estação Ferroviária


Em 1867, com a presença do Imperador, foi inaugurada a primeira estação ferroviária de Paraíba do Sul. Fazendo parte do eixo Rio-Minas da então Estrada de Ferro D. Pedro II, mais tarde Central do Brasil. Na época o trajeto trouxe benefícios aos fazendeiros do Vale do Paraíba, região muito rica em plantações de café. Favorecendo principalmente o escoamento da produção cafeeira para o Porto do Rio de Janeiro. A antiga estação foi demolida no início do século XX sendo construída a atual pelo engenheiro Paulo de Frontin, integrando em 1903 sua Empresa Industrial de Melhoramentos do Brasil, a Central do Brasil. Foi construída uma segunda linha férrea - A Auxiliar - para atender as Cidades que ficavam fora do eixo Rio-São Paulo-Minas da EFCB. Hoje a mesma Estação acolhe passageiros que embarcam na viagem turística do Trem da Estrada Real.

Localização: Centro

Estação Ferroviária de Cavarú


Localizada em Cavarú, zona tipicamente rural, com grande número de sítios e fazendas em seus arredores. Na praça do vilarejo tem um antigo armazém com características coloniais, e a Igreja Imaculado Coração de Maria.
A Estação foi construída e inaugurada em 1898, pelo engenheiro Paulo de Frontin, para servir a chamada Linha Auxiliar.
O prédio foi restaurado em 2003, foram feitas algumas reformas em seu entorno. Possui uma cafeteria e lojas de artesanato com produtos da região.

Estação Ferroviária de Werneck


Construída pelo engenheiro Paulo de Frontin em 1898. O local da construção pertencia às terras da Fazenda Glória do Mundo, que foram doadas pelo seu proprietário João Quirino da Rocha Werneck, o Barão de Palmeiras. Em homenagem a sua família, a Estação Ferroviária recebeu o nome de Werneck. Vale ressaltar que a ocupação inicial ocorreu com a doação de terras que pertenciam à Fazenda Glória do Mundo, surgindo o então distrito de Werneck.
Após a desativação da Linha Auxiliar, a Estação perde sua função inicial. Entre 1989 e 1992 instala-se no prédio um Centro de Cultura e Biblioteca. Após 1997 instala-se um Centro de Informática com Curso Profissionalizante e Biblioteca. Atualmente o prédio abriga a Associação dos Artesãos de Werneck, com venda de produtos dos artesãos locais.

Fórum


Prédio de grande porte, com características arquitetônicas do período neoclássico. Construído em 1898, para abrigar a grande atividade forense ali exercida. Reconhecida na corte, pelos importantes inventários processados, atraindo muitos advogados para esta Comarca. Tornando-se um dos maiores centros jurídicos fluminenses da época.

Localização: Centro

Galeria Cultural Luís Carlos Tavares Coelho


Instalada na passagem subterrânea da Estação Ferroviária com painéis fotográficos descritivos sobre a história da Cidade, pontos turísticos, religiosos, ecológicos e rurais.

Igreja Matriz de Santo Antônio da Encruzilhada

Segundo tradição local, a devoção à Santo Antônio vem do sepultamento improvisado do menino Antônio, na "Várzea", fronteira ao cemitério, vitimado pela varíola no ano de 1836. Os moradores da cidade, temerosos do contágio da doença, impediram a travessia do pequeno corpo que seria levado ao cemitério do morro da Casa Grande. Sendo assim, tomaram o rumo em direção ao longínquo cemitério da "Várzea". Surgiu então a idéia de sepultá-lo junto ao caminho. Na cruz do sepulcro, nasceu a devoção à Santo Antônio dos Pobres da Encruzilhada do Lucas. A paróquia criada em 1855, deu-se o início da construção da Igreja, concluída em 1872. Fachada simplória, com quatro colunas em cantaria, porta de acesso arqueada e sete janelas frontais.

Localização: ...Vila Salutaris - 2º Distrito

Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo


Em 14 de março de 1860, assentou-se a pedra fundamental, sendo toda a obra concluída em 9 de abril de 1882, recebendo os Foros de Matriz, em louvor à Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos apóstolos São Pedro e São Paulo. Construção de grande porte, estilo neoclássico, com frontão triangular demarcando a "Nave Central", com torres laterais formando o eixo central de simetria. Até 1932 suas torres limitavam-se à altura do frontão, e em 1933 foram concluídas para abrigar seus sinos. Possuía um grandioso altar-mor e cinco altares laterais. O interior da Igreja sofreu diversas modificações, descaracterizando sua construção original.

Localização: Praça São Pedro e São Paulo, s/nº - Centro

Igreja Nossa Senhora de Santana


Localizada no bairro Lavapés, foi construída em meados do século XIX por iniciativa dos comerciantes que tinham seus estabelecimentos junto à praça, destacando-se os portugueses José Rodrigues Gonçalves Ferreira, Antonio José Soares de Souza e José Rodrigues Tigre, que iniciaram as obras em 1855, sendo concluída em 1858. Com ajuda da comunidade construiu-se o altar-mor e a imagem da padroeira foi ofertada pelo fazendeiro João Jacintho do Couto. Foi a terceira Igreja construída na Cidade. De arquitetura simplória, sua estrutura original não resistiu ao tempo e seu estilo arquitetônico foi descaracterizado na tentativa de restauração nos anos 50.

Localização: ...Lavapés...

Igreja Nossa Senhora do Rosário


Por iniciativa de Manoel José Correa da Silva, cria-se a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, visando angariar donativos para a construção de uma capela. Localizada no cume de um morro, sua construção é iniciada em 1854 e concluída seis anos depois. A Igreja é de pequeno porte, com características coloniais de arquitetura simplória. Sua estrutura é em madeira, pedra e pau a pique. Em 1881 sua única torre foi erguida para abrigar quatro sinos de bronze e um relógio de origem inglesa que durante muitos anos serviu como regulador dos horários da população da Cidade.

Localização: Largo do Rosário – Centro

Igreja N. S. de Sant'Ana de Inconfidência


A primitiva ermida precedeu o cemitério colonial, iniciado em 1740. A capela que a substituiu, 1770, é célebre em nossa história por ter recebido em seu chão, em 1792, os despojos de Tiradentes, expostos diante da fazenda local. Devido à exiguidade da várzea, que impedia a expansão da vila, esta foi removida em 1894 para o local de hoje, com a inauguração do atual templo. A paróquia de Santana foi criada em 1839.

Localização: Rua Galdino Rodrigues Pereira s/nº - Inconfidência - 3º Distrito

Museu Ferroviário José Pereira Palhares


Com acervo tridimensional, peças representativas da história ferroviária, maquete, fotos e documentos.

Museu Histórico Iconográfico Nicolino Visconti


Exposição permanente de fotografias que retratam o desenvolvimento histórico da Cidade e um terminal digital com acesso livre para a consulta da população e turistas.

Museu Sacro-Histórico de Tiradentes


O Museu de Tiradentes foi inaugurado à 1º de abril de 1972 e se encontra instalado numa pequena casa, no Distrito de Inconfidência, apresentando cinco salas com acervo diversificado.

Palacete Barão Ribeiro de Sá


Edifício da última metade do século XIX, eclético classizante de influência renascentista. Possui quatro fachadas, o vão central é valorizado pela sua escadaria monumental. No pavimento superior, janelas com pequenos balcões sacados, grades em ferro fundido e um frontão triangular contendo o brasão do baronato. Construído para residência de um dos maiores beneméritos de Paraíba do Sul, Miguel Ribeiro de Sá, o Barão Ribeiro de Sá (título nominal recebido em 1882). A antiga residência serviu posteriormente para estabelecimentos educacionais e culturais. Hoje é sede da Prefeitura Municipal.

Localização: Rua Visconde da Paraíba, 11 - Centro

Palácio Tiradentes


Prédio com características arquitetônicas do período neoclássico, construção inicialmente térrea datada de 1856. Com funções de uso misto, residência, casa bancária e armazém de café. Em 1872 passa a sediar a Câmara Municipal, responsável pela conclusão da obra iniciada, construindo assim a parte superior do sobrado.

Localização: Praça Garcia... – Centro

Parque das Águas Minerais Salutaris


O Parque por muitos anos foi a menina dos olhos de Paraíba do Sul. Após 15 anos desativado, o Parque das Águas Minerais Salutaris foi totalmente reformado, ganhando uma pista de skate, de cooper, campo de futebol, quadra poliesportiva e pista de kart, tornando-se uma excelente área de lazer. Seu fontanário possui três fontes denominadas: Alexandre Abrahão, Nilo Peçanha e Maria Rita. Logo na entrada do Parque é possível se surpreender com o fontanário, devido a uma concha acústica que foi construída sobre as fontes, o som se modifica conforme a distância em que o visitante se encontra. 
O visitante encontra ainda uma variedade de árvores na vegetação no entorno do Parque: Imbaúbas, amendoeiras, bambus, canelas, eucaliptos, azáleas e samambaias.

Pedra da Tocaia


Localizada no 2º Distrito, a Pedra com altura de 800 metros, está circundada por densa floresta, apresentando variadas espécies vegetais, onde o acesso só é possível através de caminhada ou à cavalo. Ideal para quem gosta de aventura. Seu nome é uma referência a sua utilização no passado, quando bandeirantes subiam ao topo para vigiar os arredores do Município. É o ponto mais alto de Paraíba do Sul!

Ponte da Parahyba


Construída pelo Barão de Mauá, suas ferragens foram fundidas na "Fundição" em "Ponta d'Areia", Niterói. Projetada pelo engenheiro Douglas Dogdson com peças de treliça, medindo cada uma 2,64m que facilitaria seu transporte pelas tropas de muares que obrigatoriamente atravessariam a Serra em direção à Paraíba do Sul. Possui quatro pilares maciços construídos em cantaria lavrada para sua sustentação. Foi inaugurada em 1857, favorecendo a travessia do Rio, onde era cobrado um pedágio no período entre 1857 à 1889.

Localização: Praça Garcia / Bairro da Grama

Ponte Férrea Dr. Leopoldo Teixeira Leite


Construída sobre o Rio Paraíba do Sul, sua estrutura de ferro é de origem inglesa. Construída pelo engenheiro Paulo de Frontin, no km 164.804 da Linha Tronco da Divisão Auxiliar, administrada pela E. F. Melhoramentos do Brasil, a Linha Auxiliar, com percurso de 240.108 quilômetros, começava em Alfredo Maia no Rio de Janeiro, passando por Paraíba do Sul, seguindo até Porto Novo, em Minas Gerais.
A construção da ponte começou em 02 de fevereiro de 1892, inaugurada em 29 de março de 1898.
Recebeu o nome em homenagem ao dr. Leopoldo Teixeira Leite – Presidente da Câmara no período de 1892 à 1896, época de sua construção.

Praça Garcia


Local onde Garcia Rodrigues Paes acampou pela primeira vez no que viria a ser o Município de Paraíba do Sul. Da Praça, toda arborizada, encontra-se dois chafarizes, fica perto da Matriz de São Pedro e São Paulo e da Ponte da Parahyba.

Praça Marquês de São João Marcos


Primeiro núcleo de povoamento do Município, nas margens do rio Paraíba do Sul, terra dos índios Puri. Garcia Rodrigues Paes, que abrindo o Caminho Novo das Minas Gerais para o porto do Rio de Janeiro, fez ai o seu pouso.
Em 1715, Garcia edificou no local uma capela em louvor a Nossa Senhora da Conceição da Santa Virgem e dos Apóstolos São Pedro e São Paulo.
O coreto, tombado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – INEPAC (Processo de nº E-18/300. 288/85), tombamento provisório de 16/12/1985, localiza-se no centro da grande Praça, com paisagismo típico do segundo reinado, assinalado pelos renques de 60 palmeiras imperiais, plantadas em novembro de 1868, colocadas em fileiras em formato de cruz. O coreto de refinada execução foi construído por Francisco Ferreira Ribeiro, o Chico do Sossego, no início do século XX, com base de pedra sextavada e cobertura metálica com lambrequim sustentada por seis pilares que apóiam o gradil de ferro, trabalho detalhado do ferreiro Augusto Batista Ferreira. Era o local de antigas retretas, onde havia apresentações de bandas musicais da Cidade.
A praça teve anteriormente outros nomes: Largo das Palmeiras, Jardim Municipal e Praça Marques de São João Marcos, em homenagem a família Paes Leme. O jardim de influência do romantismo inglês proporciona a sensação de integração à natureza, com seus canteiros, espelhos d’água, repuxos, fontes e aconchegante bosque.

Santuário Bom Jesus de Matosinhos


Localizado no Distrito de Werneck, o Santuário Bom Jesus de Matozinhos, segundo dados históricos, em meados do século XVIII já havia devoção à imagem do Cristo Crucificado. No local foram erguidas três igrejas. A primeira em 1774, com altar-mor e dois laterais. 88 anos depois, em 1862, foi construída a segunda, que ficou em ruínas. A igreja atual, erguida em 1959, recebe grande romaria todo último domingo de agosto, onde os fiéis dão graças aos milagres e pagam suas promessas. No local existe uma sala de "ex-votos" com testemunhos milagrosos, desde o século XVIII.

Localização: Largo do Santuário, s/nº - Werneck - 4º Distrito

Theatro Municipal Mariano Aranha


Inaugurado em 1892 como Theatro Gymnástico Parahybano, com apresentações de companhias teatrais de renome nacional. 
Em 1914 o teatro é arrendado à Companhia Spine, passando a ser chamado de Cine Iris, espaço multiuso para peças teatrais e projeções cinematográficas. 
Nos anos 50 recebe o nome de Cine Popular e no final dos anos 60 de Teatro Procópio Ferreira. Logo em seguida fecha suas portas, ficando o prédio em total abandono por 43 anos. Sendo reformado em 2004, recebendo o nome de Theatro Municipal Mariano Aranha.

Funcionamento:

Terças e Sextas de 9h às 20h / Sábados e Domingos de 9h às 23h

Trem da Estrada Real


O Trem da Estrada Real faz um percurso turístico-cultural de 14 quilômetros partindo da Estação Ferroviária, no Centro Cultural, com parada nas Estações de Werneck e Cavarú.

* Em Manutenção / Para mais Informações: (24) 9220-9749

Prefeitura de Paraíba do Sul (É bom viver aqui): http://www.paraibadosul.rj.gov.br/informacoes/pontos_turisticos (03/09/2013, 18:09).

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Tópico Especial: Hino de Paraíba do Sul

Paraíba, linda terra
Cheia de sol, luz e calor
O que mais belo teu seio encerra
É um poema de amor

Paraíba, sítio amarelo
Onde impera a Palmeira
Esse povo tão sereno
Mas de fibra altaneira

Prefeitura de Paraíba do Sul (É bom viver aqui): http://www.paraibadosul.rj.gov.br/cidade/hino (02/09/2013, 21:48).

Telefones Úteis

Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul: (24) 2263-1052 / 2263-1477 / 2263-1417

Ouvidoria Municipal: (24) 2263-5555

Câmara Municipal de Paraíba do Sul: (24) 2263-3667 / 2263-2393

Corpo de Bombeiros: 193 – (24) 2252-0193

Polícia Militar: 190 – (24) 2263-2338

Defesa Civil: 199 – (24) 2263-3496

Delegacia Legal: (24) 2263-1247

DPO Werneck: (24) 2266-2276

DPO Sebollas: (24) 2266-0886

Polícia Rodoviária Federal: (24) 2263-0873

Hospital Nossa Senhora da Piedade: (24) 2263-1161

Fórum: (24) 2263-1501 / 2266-1597 / 2263-3153 / 2263-5155

Correios: (24) 2263-1065 / 2263-6694

Comissariado da Infância: (24) 2263-3153

Centro de Defesa da Mulher: (24) 2263-3229

Rodoviária Intermunicipal: (24) 2263-1600

Viação Paraíba Ltda: (24) 2263-3337

Viação Werneck Ltda: (24) 2266-1047

Viação Progresso: (24) 2255-4210 / 2252-1344 / 2255-5050

Viação Salutaris: (24) 2255-5112 / 2255-5117

Projeto Amor: (24) 2263-2036 / 2263-0832

Defesa da Criança e do Adolescente: (24) 2263-3229

PROCON: (24) 2263-3667

Prefeitura de Paraíba do Sul (É bom viver aqui): http://www.paraibadosul.rj.gov.br/informacoes/telefones_uteis (02/09/2013, 19:18).

Rio Paraíba do Sul

O Rio Paraíba do Sul é um Rio brasileiro que banha os Estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. O Rio atravessa a conhecida região sócio-econômica do Vale do Paraíba, sendo o Rio mais importante do Estado do Rio de Janeiro.

O Rio Paraíba do Sul é formado pela confluência dos Rios Paraitinga e Paraibuna.

Considerando sua nascente mais afastada da foz, o Rio Paraíba do Sul nasce na Serra da Bocaina, no Estado de São Paulo, com o nome de Rio Paraitinga, recebendo o nome Rio Paraíba do Sul na confluência com o Paraibuna, na Represa de Paraibuna. Perfaz um percurso total de 1.137 quilômetros, desde a nascente do Rio Paraitinga até a foz em Atafona (São João da Barra), no Norte Fluminense.

Os principais afluentes do Rio Paraíba do Sul são o Jaguari, o Buquira, o Paraibuna, o Piabanha, o Pomba e o Muriaé. Esses dois últimos são os maiores e deságuam, respectivamente, a 140 e a 50 quilômetros da foz. Entre os sub-afluentes, está o Rio Carangola, importante Rio da bacia do Rio Paraíba do Sul, posto que serve à duas unidades da Federação, o Estado de Minas Gerais e o Estado do Rio de Janeiro.

Foi neste Rio que encontraram a estátua de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em meados de 1717.


Rio Paraíba do Sul, origem da imagem: http://www.cultura.rj.gov.br/programacao/img/gd/430_rio_paraiba_do_sul_100_1302553024.jpg (03/09/2013, 12:01).

Etimologia

Paraíba é um termo de origem tupi que significa "mar ruim", através da junção dos termos pará (mar) e aíba (ruim).

Nascente

Sucessor do Rio Paraibuna, nasce a partir da fusão das águas do Rio Paraitinga com as águas represadas do Rio Paraibuna. A represa onde há esse fusão está localizada no Município de mesmo nome, Paraibuna. O Paraíba segue seu curso após a barragem da usina hidrelétrica paraibunense.

O Rio Paraíba do Sul possui um outro afluente também denominado Rio Paraibuna, que banha os Estados de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, que é confundido o Paraibuna paulista.

Percurso

Da barragem do Município de Paraibuna, segue para oeste. Em Guararema, muda de direção, flui para o norte. De Jacareí, segue para a divisa de São Paulo com Rio de Janeiro. Na sequência, atravessa o Estado do Rio de Janeiro, onde desagua no Oceano Atlântico.

Bacia

A bacia do Rio Paraíba do Sul tem uma área de 56.500 km², abrangendo não só as regiões do Vale do Paraíba Paulista e Fluminense, mas também o Noroeste Fluminense e grande parte da Zona da Mata Mineira. O território da bacia banha 88 Municípios em Minas Gerais, 57 no Rio de Janeiro e 39 em São Paulo.

Trata-se de território quase completamente antrópico, com a Mata Atlântica original restrita à Parques e Reservas Florestais. O próprio Rio tem seu curso marcado por sucessivas represas, destinadas à provisão de água e eletricidade para as populações da bacia e também da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Em razão disso, o Rio encontra-se hoje em estado ecológico crítico, com margens assoreadas e 40% da sua vazão desviada para o Rio Guandu. Suas águas também são utilizadas para abastecimento industrial, preservação da flora e fauna e disposição final de esgotos.

A bacia do Rio Paraíba do Sul tem como principais atividades econômicas os setores industrial e de agropecuária. O Médio Vale do Paraíba foi a primeira grande região produtora de café no Brasil, com a economia baseada em latifúndios e no trabalho escravo. Com a perda da primazia na produção cafeeira para o oeste paulista, seguiu-se uma estagnação econômica, sucedida por sua vez, a partir da fundação da Companhia Siderúrgica Nacional, por um processo de industrialização que fez do Vale uma das maiores regiões industriais do país.

A industrialização se concentrou na parte alta do Vale, sendo mais relacionada à linha principal da Estrada de Ferro Central do Brasil, ligando o Rio de Janeiro à São Paulo, do que ao Rio Paraíba propriamente dito, deixando de lado boa parte da região de desenvolvimento cafeeiro, principalmente as fazendas mais afastadas da ferrovia, depois suplantada em importância pela Rodovia Presidente Dutra.

Navegabilidade

Atualmente, somente dois trechos do Paraíba do Sul podem ser navegados: O trecho inferior e o médio superior. O trecho inferior, entre a foz e São Fidélis, numa extensão de aproximadamente 90 quilômetros, possui uma declividade de 22 cm/km. Existe uma navegação incipiente feita por pequenas embarcações que transportam, essencialmente, material de construção para o Município de Campos dos Goytacazes. No trecho médio superior, entre Cachoeira Paulista e Guararema, numa extensão de aproximadamente 280 quilômetros, apesar da pequena declividade de 19 cm/km, a navegação restringe-se à embarcações de turismo.

Diversos acidentes prejudicam a navegação no Paraíba do Sul: Saltos, corredeiras, trechos de forte declividade, bem como obras efetuadas para fins hidrelétricos sem previsão de transposição de níveis. Outros fatores impeditivos são a existência de um número apreciável de pontes rodoviárias e ferroviárias, a proximidade de rodovias e ferrovias margeando o rio e a localização de várias Cidades junto às suas margens.

Poluição e Degradação Ambiental

O Rio Paraíba do Sul recebe atualmente o esgoto da maioria dos Municípios pelos quais passa. Um estudo recente desenvolvido pela Universidade de Taubaté (UNITAU) revelou que o Rio possui um alto nível de poluentes, que apresentam riscos de danos genéticos e de câncer em organismos aquáticos e humanos.

A pesquisa abrangeu a coleta e a análise de amostras de água, no período de três anos, nos Municípios de Tremembé e Aparecida, que são as áreas mais poluídas do trecho paulista. Os resultados apontaram para a presença de substâncias que são tóxicas às células, como metais pesados (principalmente alumínio e ferro), inseticidas e herbicidas, substâncias danosas ao ecossistema. Seu efeito principal é a perda de diversidade biológica no Rio. No homem, por meio da magnificação trófica, pode causar patologias, chegando a casos de câncer.

Dentre os agentes poluidores, como os resíduos industriais, extrativistas, da pecuária e da agricultura, existem os danos causados pela extração mineral de areia, que altera o curso do rio, derruba suas matas ciliares além de causar maior assoreamento, contribuindo assim para uma menor navegabilidade, para uma menor vazão de água (o problema das enchentes), o que dificulta a recuperação do Rio em todo o seu curso, contudo, estudos apontam como sendo o problema mais preocupante, o esgoto urbano.

Wikipédia (A enciclopédia livre): http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Para%C3%ADba_do_Sul (03/09/2013, 12:52).

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Onde Comer

Amigão do Limoeiro
Rodovia BR 393, KM 183 – Limoeiro
Tel.: (24) 2263-0835
Lugares: 200
Especialidade: Churrascaria, self service, a la carte!

Bistrô Alecrim Restaurante
Av. Marechal Castelo Branco, 473 – Centro
Tel.: (24) 2263-1832
Lugares: 80
Especialidade: Peixes e carnes a la carte!

Botequim da Corte
Pátio da Estação – Centro
Tel.: (24) 2263-6113
Lugares: 120
Especialidade: Comida caseira, pizza, lasanha e porções preparadas na pedra!

Cedru’s
Av. Bento Gonçalves Pereira, 857 - Palhas
Tel.: (24) 2263-3676
Lugares: 70
Especialidade: Comida caseira, libanesa, self service!

H. F. Recanto Sarandy
Funcionamento: Sábados, Domingos e Feriados
Estrada da Palestina, 1558 - Limoeiro
Tel.: (24) 2243-2239
Especialidade: Comida caseira, a la carte e self service!

Pavê e Kome
Av. Ayrton Senna, 604 – Centro
Tel.: (24) 9952-1042
Especialidade: Pizzaria e self service à quilo!

Pensão Cayana
Praça de Alimentação, 03 – Centro
Tel.: (24) 9952-5475
Lugares: 45
Especialidade: Self service à quilo!

Restaurante Chicão
Av. Ayrton Senna, 348 – Centro
Tel.: (24) 2263-1405
Lugares: 60
Especialidade: Comida caseira, a la carte!

Restaurante Contemporâneo
Praça Garcia, 13 – Centro
Tels.: (24) 2263-2592 / 8122-7659
Lugares: 72
Especialidade: Comida mineira, a la carte e self service!

Restaurante e Pizzaria Jamelão
Praça Marques de São João Marcos, 209 – Centro
Tel.: (24) 2263-8810
Lugares: 60
Especialidade: Pizza, a la carte!

Restaurante Tio Aurélio
Av. Bento Gonçalves Pereira, 322 – Palhas
Tel.: (24) 2263-6006
Lugares: 85
Especialidade: Comida caseira!

Tia Ana
Praça Garcia, 125 – Loja 01 – Centro 
Tel.: (24) 2263-5795
Lugares: 80
Especialidade: Self service à quilo!

Prefeitura de Paraíba do Sul (É bom viver aqui): http://www.paraibadosul.rj.gov.br/informacoes/onde_comer (02/09/2013, 19:34).

Listagem de Fazendas Antigas em Paraíba do Sul

O município de Paraíba do Sul antigamente chamado de Sertão da Parahyba foi a Cidade pioneira da Serra Fluminense.Tendo em seu território algumas antigas fazendas que ajudam a contar um pouco da história da época de intensa cafeicultura na região fluminense da qual podemos destacar.


Fazenda Maravilha (do Governo) em 1859, origem da imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/11/Fazenda_du_governo.jpg (02/09/2013, 20:17).

Fazenda Boa vista / Fazenda Santo André / Fazenda Rio Novo / Fazenda Bom Sucesso / Fazenda Carioca / Fazenda Conceição do Rosário / Fazenda da Reforma / Fazenda Maravilha / Fazenda da Serrinha / Fazenda do Sossego / Fazenda Glória do Mundo

Wikipédia (A enciclopédia livre): http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Fazendas_antigas_em_Para%C3%ADba_do_Sul (02/09/2013, 20:27).

Instituições de Saúde

A Cidade de Paraíba do Sul conta com uma rede de postos de saúde Municipais. Cada Bairro conta com uma UBS (Unidade Básica de Saúde) que oferece aos moradores atendimento médico agendado, farmácia com medicamentos, acompanhamento à pacientes por agentes comunitários de saúde, acompanhamentos odontológicos entre outros tipos de assistência.

Além das UBSs, a Cidade conta com dois Hospitais.

O Hospital Nossa Senhora da Piedade que nasceu da fundação da Irmandade Nossa Senhora da Piedade (então vontade deixada por testamento de Mariana Claudina Pereira de Carvalho, condessa do Rio Novo em 1880) que presta assistencialismo de asilo, educandário e hospitalar.



Localização: Avenida Provedor Randolfo Penna Junior, 320, Centro, Paraíba Do Sul
Telefone: 55 24 22631161


O Hospital Estadual de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu, inaugurado em 24/06/2010, primeiro da rede própria especializada em cirurgias ortopédicas de média e alta complexidade, com capacidade para realizar 2,2 mil procedimentos cirúrgicos por ano. O HTO Dona Lindu foi planejado para atender uma população estimada em mais de um milhão de habitantes das regiões do Médio Paraíba e Centro Sul, porém beneficiará pacientes de todo o Estado do Rio de Janeiro, por meio de parceria com o Ministério da Saúde, via Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO).



Localização: Avenida das Nações, s/nº, Parque Morone, Paraíba do Sul
Telefone: 55 24 22637600

Governo do Rio de Janeiro: http://www.rj.gov.br/web/ses/exibeconteudo?article-id=327954 (02/09/2013, 17:30).
Associação Congregação de Santa Catarina: http://www.acsc.org.br/casas/hospital-de-traumatologia-e-ortopedia-dona-lindu/ (02/09/2013, 17:37).

Rainha das Águas Minerais: http://rainhadasaguasminerais.blogspot.com.br/2013/08/descricao-e-historia-de-paraiba-do-sul.html (02/09/2013, 16:55).

UBSs:

PSF Morro da Alegria
Célia da Gama Cruz, 313
Telefone: 55 24 22636470

PSF Sardoal
Avenida Norberto Leal, 3334
Telefone: 55 24 99761202

UBS Barão de Angra
Rodovia Lucio Meira – 393...
Telefone: 55 24 22639205

UBS Bela Vista
Rua Otto Nogueira, 185
Telefone: 55 24 22633397

UBS Carvalhais
Estrada RJ 151 (Km 10)
Telefone: 55 32 91357553

UBS Cavarú
Estrada RJ, 135
Telefone: 55 24 22660546

UBS Centro
Marechal Castelo Branco, 806

UBS Inconfidência
Rua Francisco Bento Argon, s/nº
Telefone: 55 24 22660963

UBS Inema
Rua dos Lírios, s/nº
Telefone: 55 24 22630783

UBS Lava-pés
Rua Moreira César, 240

UBS Liberdade
Rua Pedro Paulo de Lacerda, 814
Telefone: 55 24 22632793

UBS Limoeiro
Rua Leonor de Souza Barros
Telefone: 55 24 22630358

UBS Marrecas
Rua Expedicionário Sinval Rodrigues dos Santos
Telefone: 55 24 22660546

UBS Niágara
Rua Itapuã, 01
Telefone: 55 24 22635346

UBS Palhas
Avenida Bento Gonçalves Pereira
Telefone: 55 24 22632825

UBS Queima Sangue
Estrada Bela Vista, 48
Telefone: 55 24 22660771

UBS Santa Josefa
Estrada Velha de Vieira Cortez
Telefone: 55 24 22632790

UBS Santo Antônio
Praça Antonio José Miranda de Carvalho
Telefone: 55 24 22630779

UBS Sertão do Calixto
Anexo à Sardoal
Telefone: 55 24 99188027

UBS Vieira Cortez
Rua Vicente Sexto, 570
Telefone: 55 24 22638368

UBS Werneck
Estrada de Matozinhos, s/nº
Telefone: 55 24 22661298

Prefeitura de Paraíba do Sul (É bom viver aqui): http://www.paraibadosul.rj.gov.br/informacoes/unidades_de_saude (02/09/2013, 16:44).

Fale com a Prefeitura Municipal de Paraíba do Sul

E-mail: contato@paraibadosul.rj.gov.br

Localização: Rua Visconde da Paraíba, nº 11 - Centro

Site: www.paraibadosul.rj.gov.br

Telefones: 55 24 22631052 / 55 24 22635555

Prefeitura de Paraíba do Sul (É bom viver aqui): http://www.paraibadosul.rj.gov.br/governo/formularios/fale_com_a_prefeitura (02/09/2013, 16:47).

Instituições de Ensino

Colégios Estaduais

Colégio Estadual Barão de Palmeiras
Estrada José Romero Gamboa, S/Nº - Werneck
Telefone(s): 55 24 22661023 / 55 24 22631057

Colégio Estadual Bezerra de Menezes
Praça A. J. Miranda de Carvalho, nº 248 – Vila Salutaris
Telefone: 55 24 22630418

Colégio Estadual Lions Clube
Rua Marabá, nº 75 – Jatobá
Telefone(s): 55 24 22630995 / 55 24 22635150

Colégio Estadual Maria Zulmira Torres
Rua Lara Vilela, nº 14 – Bairro das Palhas
Telefone: 55 24 22636200

Colégio Estadual Monsenhor Francisco
Rua Marechal Castelo Branco, nº 903 – Centro
Telefone(s): 55 24 22636529 / 55 24 22636944

Escolas Municipais

Ciep Municipal 442 Haroldo Machado de Barros
Avenida Randolpho Penna, 442 – Jatobá
Telefone: 55 24 22632771

Escola Municipal Albino Antônio de Barros
Rua Leonor de Souza Barros, 60 – Limoeiro
Telefone: 55 24 22633463

Escola Municipal Andrade Figueira
Rua Dr. Alexandre Abrahão, 87 – Centro
Telefone: 55 24 22632768

Escola Municipal Arcanjo Antonino Lopes (Tim Lopes)
Estrada Vieira Cortez, 780 - Santa Josefa
Telefone: 55 24 22632828

Escola Municipal Condessa do Rio Novo
Avenida Provedor Randolpho Penna Jr., S/Nº - Centro
Telefone: 55 24 22633399

Escola Municipal Dr. Lucílio Ribeiro Tôrres
Avenida Irmãos Spino, nº 689 – Cerâmica D’Ângelo
Telefone: 55 24 22633430

Escola Municipal Francisco Pereira Paredes
Sertão do Calixto, nº 6077 – Sertão do Calixto
Telefone: 55 24 99012721

Escola Municipal Horácio de Mello
Estrada RJ 131, nº 180 – Cavarú

Escola Municipal Irmã Montedônio
Avenida Venezuela, nº 346 – Parque Morone
Telefone: 55 24 22632814

Escola Municipal Jornalista Sérgio Cabral
Avenida Deocleciano Alves de Souza, 70 – Vila Salutaris
Telefone: 55 24 22634839

Escola Municipal Nicolau Visconti
Estrada do Inema, nº 2731 – Inema
Telefone: 55 24 22636107

Escola Municipal Norberto Leal
Estrada Sardoal, nº 3390 – Sardoal
Telefone: 55 24 99821020

Escola Municipal Paulo Lacerda
Avenida Pedro Paulo Lacerda, nº 602 – Liberdade
Telefone: 55 24 22632806

Escola Municipal Prefeito Rocha Werneck
Estrada 393 – km 103 – Vieira Cortez
Telefone(s): 55 24 22638368 / 55 24 92975856

Escola Municipal Professor Manuel Gonçalves D’ascensão
Avenida Randolpho Penna, 98 – Grama
Telefone: 55 24 22632735

Escola Municipal Professor Melchor Del Blanco Miguel
Estrada Prefeito José Gonçalves Pinto Resende, nº 1109 - Eldorado

Escola Municipal Professora Marly Madeira Soares
Rua José Rodrigues da Silva, 96 – Werneck
Telefone: 55 24 22661366

Escola Municipal Sarah Faria Braz
Rua Domingos de Aguiar, nº 200 – Barão de Angra
Telefone: 55 24 22633428

Escola Municipal Vereador Ademir José da Silva
Estrada Joaquim José da Silva Xavier, 1077 – Marrecas
Telefone: 55 24 22660764

Escola Municipal Vereador Antônio Ignácio Coelho
Rua Professor Miguel Pereira, S/Nº - Inconfidência
Telefone: 55 24 22660965

Núcleo Municipal de Ensino Especializado Manoel Vaz
Avenida Pedro Paulo Lacerda, nº 917 – Liberdade
Telefone: 55 24 22633451

Escolas Particulares

Centro Maternal e Jardim de Infância Arte de Criança
Avenida Bento Gonçalves Pereira, nº 690 (fundos) – Centro
Telefone: 55 24 22631554

Colégio Sul Paraibano
Avenida Bento Gonçalves Pereira, nº 236 – Centro
Telefone: 55 24 22638626

Escola Esquina do Saber
Rua Benjamin Constant, nº 82 – Centro
Telefone: 55 24 22633607

Instituto de Educação de Referência em Comunicação Dra. Rita Xavier Beraldo - Escola ADAPS II
Rua Barão do Piabanha, 265 - Centro
Telefone: 55 24 22631189

Prefeitura de Paraíba do Sul (É bom viver aqui): http://www.paraibadosul.rj.gov.br/informacoes/escolas_e_creches (02/09/2013, 14:19).

Graduação à distância e na Cidade. Também cursos particulares e públicos em qualificação profissional...